O lendário Modelo T comemora 100 anos

Publicado: 14 de março de 2008 em Sem categoria

ford-t.jpg

    

     Lançado em outubro de 1908, o Ford Modelo T, mais conhecido como Ford Bigode no Brasil, entrou para a história por ser o primeiro veículo de baixo custo a ser produzido, em série, nos Estados Unidos.

linha_montagem_ford_t.jpg

O carrinho da Ford era equipado com um motor de 20 cv de potência e atingia, na época, 55 km/hora. A idéia de Henry Ford era popularizar o automóvel. Para baratear custo, o sedã de quatro portas tinha um visual de linhas quadradas, bem simples, e era ofertado, no início, apenas na cor preta, que hoje virou sinônimo de luxo e nobreza.

ford_black.jpg

A primeira unidade do Ford T saiu da fábrica em outubro de 1908. Ao longo deste ano comemorativo ao seus 100 anos, o veículo recebe uma série de homenagens em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos.

 

O Ford T foi o primeiro veículo do mundo que caiu no gosto do consumidor, e virou uma febre. Todo mundo queria ter um…

ford-engarrfamento.jpg

Em 1999, o modelo foi nomeado ‘O Carro do Século’ por um júri de 133 jornalistas da área automotiva.

 

A fabricante americana Ford produziu o Modelo T por 19 anos – entre os anos de 1908 e 1927. Na prática, o veículo era feito artesanalmente, e era visto por muitos com desconfiança, já que quebrava com facilidade. Em pouco menos de 20 anos, foram fabricados mais de 15 milhões de unidades, uma marca histórica ainda nos dias atuais para a indústria automotiva mundial.

Ao longo dos seus 100 anos, o veículo ganhou algumas transformações e versões bem interessantes…

ford-t_roadster.jpg     ford-t-roadster-1923.jpg   ford_t-havana.jpg

ford_t_model_truck_.jpg    ford-rosa.jpg  ford-r.jpg

Ficha técnica

Ford Modelo T (Bigode)

Produção: 1908-1927 – 15.007.003 unidades

Antecessor: Ford Modelo S

Sucessor: Ford Modelo A

Estilo: Carroçaria Sedã, 4 portas, 5 ocupantes

Motor: 2894 cm3, de quatro cilindros

Potência: 20 cavalos

Câmbio: Duas marcas à frente mais a ré

Velocidade máxima:  55 km/h

Idealizadores: Henry Ford, Childe Harold Wills, Joseph A. Galamb e Eugene Farkas   

Anúncios
comentários
  1. dolglas disse:

    seu carro e muito bonito

  2. Maciel Neto disse:

    Gostaria de saber se no Ford Bigode de 1923 os faróis eram ainda de carbureto e de qual tipo de óleo era abastecido o cárter.
    Grato,

  3. Diogo disse:

    Eu acho que o “carro do século” é o Fusca, muito mais que o Ford Bigode, justamente porque o Fusca é tão revolucionário que até hoje é um carro perfeitamente adaptável ao trânsito moderno, e também é um projeto do início do século passado, já o Bigode não tem mais condições de acompanhar o trânsito atual.
    Nunca haverá nada igual ao Fusca, ainda veremos muitos exemplares desse carro extraordinário daqui a anos e anos nas ruas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s