Onda verde

Publicado: 1 de abril de 2008 em Opinião

Para quem é jornalista e ecologista, como eu, a onda verde é pra lá de interessante no mundo automotivo.
A reciclagem deve ser levado à sério…..Imagine um pneu no lixo…
.
pneus011.jpg
.
Em dias de mosquito da dengue, não dá mais para ver pneu em terreno baldio e cheio d´água…Todos temos uma responsabilidade imensa…

mosquito.jpg
.
Quem gosta de carro deve gostar também de ecologia…Em junho, o mundo estará comemorando a semana do meio ambiente, e nós temos que começar a fazer a nossa parte…
.
Primeiro, é bom reafirmar que lugar de pneu não é no lixo…
.
pneu-ccactusmichelin.jpg
.
Depois de décadas, os fabricantes e revendedores de pneus começaram a dar uma destinação correta aos pneus usados. Agora, tudo isso por conta da pressão da lei. O Conselho Nacional do Meio Ambiente obriga a todos os fabricantes e revendedores a receber e recolher os pneus usados e dar destino correto aos inservíveis e abandonados. Só assim….se for esperar boa vontade, fica difícil…

Os pneus usados têm sido reaproveitados na produção de gás e óleo. Depois de picotados e triturados, os pneus servem como produto adicional ao xisto, e a mistura é aquecida para a fabricação de gás e óleo combustível. Outra forma de reciclagem é o uso da borracha dos pneus na fabricação de asfalto-borracha. Além disso, os pneus servem como combustível para usinas de cimento.

Se a cadeia produtiva está fazendo – parcialmente – a sua parte, resta os donos de carro começarem a pensar sobre o destino dos seus pneus. Por isso, deixe os pneus usados na loja. É obrigação das revendedoras receberem e darem o destino correto.

E siga o exemplo do compositor e percussionista Peu Meurray. Ele faz do pneu sua arte, transformando carcaças em instrumentos de percussão. E recicla tudo…de bicicleta, de carro de passeio, de picape e até de caminhão…É pneu usado, pode entregar a Peu…

peu-para-site.png
.
No seu Galpão Cheio de Assunto, na Rua Djalma Dutra (nas imediações da Feira das Sete Portas, em Salvador), Peu manda bem e mostra o que pode ser feito com um pneu usado….música, e de boa qualidade!
De quebra, ainda ensina um grupo de jovens a tocar um instrumento e ter consciência ecológica…é isso aí, meu rei! Ou melhor, Peu Meurray…

Por isso, lembre: Lugar de pneu usado não é no lixo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s