100º Post – Na China, carro ou bicicleta?

Publicado: 28 de julho de 2008 em Sem categoria


.
.
Os Jogos Olímpicos de Pequim – entre os dias 8 e 24 de Agosto de 2008 – despertam os olhares de todo o mundo.
Tudo é superlativo, especialmente no mundo das quatro e duas rodas, na China.
.

.
Enquanto o segmento automotivo cresce a cada ano para oferecer mais veículos para parte dos mais de 1,3 bilhão de chineses, o setor de bicicletas já tem a clientela garantida entre os trabalhadores e demais cidadãos.
O número de bikes chega a 540 milhões de unidades, duas vezes o tamanho da população dos Estados Unidos. De acordo com a Associação de Fabricantes Automobilísticos (AFA) da China, a frota de automóveis no final de 2006 era de 38 milhões de carros, o que é considerado pequena ao ser comparada com o número de habitantes no País. Hoje, a China (7, 19 milhões de veículos/ano) já e o terceiro produtor de veículos do planeta, atrás do Japão (11,48 milhões) e Estados Unidos (11,26 milhões).
.
.
.
A capital Pequim enfrenta uma situação para lá de caótica no ponto de vista do trânsito e da poluição no ar. Há quase 11 horas de engarrafamentos por dia. Segundo cálculos da prefeitura de Pequim, já são 2,7 milhões milhões de veículos em circulação.

.

.
O crescimento da indústria automotiva chinesa traz também o descompasso com a questão ambiental. Sem regras tão rígidas, a China produz automóveis no mesmo ritmo que polui o meio ambiente.
Neste mês de julho, Pequim iniciou as novas restrições ao tráfego para retirar mais de um milhão de veículos, como parte dos planos de reduzir o alto índice de contaminação atmosférica durante os Jogos Olímpicos. Na prática, o que vai ocorrer é um rodízio de carros, levando em conta a terminação par ou ímpar das placas.
.

Fotos: Divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s