A luz vermelha da crise

Publicado: 10 de outubro de 2008 em Opinião

Nem o mais pessimista dos pessimistas poderia prevê o que está acontecendo no mundo. A crise dos bancos americanos já assola todas as áreas da economia, e o setor de veículos também começa a sentir o baque, principalmente com a redução do crédito ao consumidor e as novas restrições no financiamento dos carros zero km e seminovos.
.
Quem deve mais sofrer com a mudança drástica da economia é o setor de carros importados no Brasil. Nesta quinta-feira, dia 9, o vice-presidente da Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores, Marcel Visconde, anunciou que as empresas filiadas à entidade – BMW, Chana, Chrysler, CN Auto, Dodge, Effa Motors, Ferrari, Jeep, Kia Motors, Maserati, Pagani, Porsche, Ssangyong e Suzuki – que a luz vermelha piscou. Visconde adiantou que os importadores fecharam o mês de setembro com vendas de 3.549 unidades, no atacado, 10,58% inferior mês anterior, quando foram comercializados 3.969 veículos.
.

“Em relação a setembro do ano passado, no entanto, o porcentual de crescimento permanece vigoroso: 185,2% mais em relação às 1.244 unidades de 2007. No acumulado, as associadas à Abeiva fecharam os primeiros nove meses do ano com a venda de 24.980, 230,9% mais em relação aos 7.549 veículos em igual período do ano passado. A três meses do fechamento de 2008, as afiliadas à entidade mantêm a projeção de 32 mil unidades, mesmo diante da instabilidade cambial das últimas semanas”, diz o comunicado da Abeiva.
.
“Faltam apenas 7 mil unidades para se alcançar a previsão de 32 mil unidades em 2008. Nos próximos três meses, ainda que o dólar e o euro sofram expressiva alteração, nossas associadas estão estimando comercializar no mínimo mais 10 mil unidades. A CN Auto e a Suzuki, que já começaram a vender, vão colaborar muito nessa contagem”, afirma Visconde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s