Carros a preço de custo na Argentina

Publicado: 10 de dezembro de 2008 em Carros

Depois da tempestade vem a bonança. O ditado não é para ser levado ainda à risca, já que a turbulência continua na economia mundial.
Porém, já dá para perceber que é a hora e a vez do consumidor aproveitar para comprar o seu carro novo.
Desde o início deste mês, o pacote anticrise das montadoras começou a ser percebido, com redução significativa do preço de alguns modelos e, principalmente, da taxa de juro dos financiamentos. Alguns modelos, por sinal, podem ser comprados com um bom desconto – de R$ 3 mil a R$ 8 mil – e em planos de financiamento de 12 e 24 meses com a tão desejada taxa de juro zero.
No momento, a redução no preço dos veículos e o aumento das linhas de crédito de financiamento são os primeiros passos e funcionam como um atrativo para o consumidor. As medidas servem também para diminuir o estoque de veículos nos pátios – na semana passada, já eram cerca de 305 mil unidades paradas.
É bem verdade que as ações das montadoras instaladas no Brasil podem ser ainda mais agressivas, seguindo o caminho do setor automotivo argentino que pretende vender carros a preço de custo.
A agência Reuters divulgou que fabricantes como a Renault, General Motors, Peugeot e Ford já concordaram em participar do plano do governo argentino, que pretende emprestar dinheiro para as montadoras subsidiarem o financiamento de veículos novos. Em troca, comprometem-se em não demitir os seus funcionários.
Para o consumidor, o programa argentino vai oferecer a oportunidade da compra de veículos mais barato e com taxa de juro abaixo do mercado. Na prática, cada montadora vai disponibilizar dois modelos. Resta agora saber se a estratégia argentina vai aquecer realmente as vendas de veículos zero km. Caso o plano dê certo por lá, até que a indústria automotiva brasileira poderia seguir os passos dos “hemanos”. No mínimo, garante mais um ano de recorde de produção e de venda no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s