Gigantes sem dinheiro

Publicado: 12 de dezembro de 2008 em Opinião

Ainda não é para se desesperar. Mas, o anúncio da negativa do Congresso americano em liberar recursos na ordem de US$ 14 bilhões para o plano de ajuda à indústria automotiva, especialmente as gigantes GM, Ford e Chrysler, deixou o mercado ainda mais nervoso.
O sinal já está no vermelho. Nem os pacotes bilionários dos países europeus, asiáticos e dos Estados Unidos têm conseguido minimizar a recessão que assola os mercados em todo o mundo.
O Salão de Detroit, um dos mais importantes do mundo, será o termômetro. Porém, tudo indica que a medição pode ser assustadora. Ate o momento, há uma esvaziamento de empresas participantes e, em conseqüência, do número de lançamentos que serão apresentados no evento. Seis fabricantes – Nissan, Porsche, Ferrari, Suzuki, Rolls-Royce e Land Rover – já anunciaram que não irão participar do salão americano, alegando contenção de gastos. O North American International Auto Show – Naias – ocorre de 11 a 25 de janeiro de 2009, no Cobo Center, Detroit, Michigan, nos Estados Unidos.

No Brasil, ainda não houve uma resposta do consumidor em direção às revendas, depois da liberação de crédito – cerca de R$ 8 bilhões – para a carta de financiamento do carros zero. O governo e as montadoras instaladas no País estão fazendo à sua parte. A taxa de juro baixou, as promoções de veículos voltaram e o carro novo pode ser adquirido em planos de financiamento de até 60 meses.
Por enquanto, a indústria brasileira – pelo menos, três montadoras e outras empresas da cadeia automotiva -deu férias coletivas a seus funcionários e lançou planos de crédito para tentar comercializar o estoque de 305 mil veículos parados em seus pátios.
Sem consumo, haverá uma enxurrada de demissões. Algumas empresas, como a Volvo Caminhões, já anunciaram até a demissão de funcionários. Agora, é aguardar o ano de 2008 acabar. A partir de janeiro de 2009, será importante uma nova avaliação e, quem sabe, um plano de ações de marketing mais agressivo para retomar o tão desejado crescimento de vendas de veículos novos no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s