Crise, férias e demissões

Publicado: 19 de janeiro de 2009 em Carros

O primeiro mês de 2009 já está quase para acabar. E a situação da crise ainda assola a maioria dos fabricantes em todo o mundo. O fim do ano passado – no auge da crise financeira mundial que forçou as montadoras de veículos a puxar o freio de mão – foi um dos piores da indústria automotiva mundial.
No Brasil, por exemplo, os fabricantes de veículos fecharam o ano com forte redução de vendas de veículos zero e com a antecipação das férias coletivas dos seus funcionários. Por conta disso, o medo do desemprego entre os funcionários das gigantes do setor automotivo aumentou e, hoje, já é uma realidade.
.
toyota-camry
Foto: Web
.
Segundo noticiário da EFE, a japonesa Toyota, maior fabricante de automóveis do mundo, vai reduzir pela metade sua produção no Japão entre os meses fevereiro e abril. A montadora suspendeu a produção em 11 das 12 fábricas que tem no país. Esta situação é uma resposta à queda de vendas de carros não só no Japão como em todo o mundo. De acordo com a agência de notícias, é a primeira vez que a Toyota suspende operações nessa escala desde agosto de 1993.

O desemprego, por sua vez, já está virando uma realidade. As dez maiores fabricantes de carros do mundo anunciaram cortes no quadro de funcionários – são mais de 35 mil cortes de empregos em todo o mundo.
Na Bahia, algumas empresas que oferecem componentes e peças para o complexo industrial da Ford, em Camaçari, já fizeram cortes de pessoal terceirizado. Por outro lado, as revendas em Salvador começam a ter dificuldades com a falta de alguns modelos, principalmente os básicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s