Captiva com motor 2.4

Publicado: 12 de fevereiro de 2009 em Carros

Em menos de seis meses, a versão Sport do Captiva, com o seu motorzão 3.6 V6 24V, de 257 cv, causou rebuliço no segmento dos utilitários esportivos no Brasil. Agora, a Chevrolet lançou o Captiva com motor 2.4 16V 4×2, denominado de Ecotec, para acabar de vez com a fama de beberrão. Além do novo propulsor de quatro cilindros, o veículo traz algumas mudanças visuais e novos equipamentos, como o computador de bordo, rack de teto e saída única do escapamento.
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Isso, porém, não quer dizer que há diferenças gritantes entre as duas versões. O Captiva Ecotec vem equipado com a transmissão automática de quatro velocidades, com opção Active Select (sequencial), e mantém a identidade dos SUVs com um bom nível de equipamentos.
Em relação à versão Sport V6, o Captiva Ecotec traz parachoques bicolores, destacados por uma grande moldura preta, grade frontal com detalhes cromados, soleiras pretas que combinam com as maçanetas das portas e saídas de ar laterais, localizadas nos paralamas.
Em tempos de crise, a Chevrolet pretende vender mais carros. Para isso, oferece o Captiva Ecotec pelo preço de R$ 86.990 – são R$ 10 mil a menos, em relação ao valor da versão V6 4×2 – para enfrentar rivais à altura, como o Honda CR-V 2.0 4×2 (R$ 99.500), o Toyota RAV4 2.4 4×4 (R$ 113 mil) e, principalmente, o Hyundai Tucson 2.0 4×2 (R$ 86.990).
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Desempenho – Em um teste drive no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), a versão de quatro cilindros do Captiva mostrou para que veio. Produzido no México, o utilitário médio da Chevrolet não fez feio e bastou meter o pé no acelerador para o motor Ecotec responder bem. O veículo, no entanto, possui velocidade limitada em 180 km/h – antes, o veículo não ultrapassava os 160 km/h.
Segundo dados do fabricante, são 171 cavalos de potência a 6.200 rpm e 22,2 mkgf de torque a 5.100 rpm. Se antes o consumo de combustível era a pedra no sapato do Captiva, agora o novo motor Ecotec 2.4 promete rodar um pouco mais e beber menos – são 10 km/l na cidade e 14,9 km/litro na estrada, segundo medições em dinamômetro do fabricante. Faz de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos.
O resultado foi conseguido graças ao motor Ecotec, com bloco, cabeçote e cárter de alumínio, gerenciado por um comando de válvulas duplo e variável, que consegue mesclar desempenho e economia de combustível para entregar potência e torque em qualquer rotação. Os periféricos, como o compressor do ar condicionado, são acoplados ao propulsor para diminuir a vibração.

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Conforto – O segmento dos utilitários esportivos é o que mais cresce – no ano passado, houve um incremento de 68,8% nas vendas – em todo o Brasil. Neste mês de janeiro, a versão V6 do Captiva conseguiu emplacar 846 unidades, ficando atrás apenas do Hyundai Tucson (1.236) e do Honda CR-V (848 unidades).
A missão do Captiva Ecotec 2.4 16V vai ser auxiliada pelo recheio de itens de série. Entre os equipamentos, estão lá um conjunto de seis airbags, freios ABS com distribuidor eletrônico de frenagem e sistemas de controle de tração e de controle de estabilidade do veículo.
O motorista tem à disposição a direção com assistência elétrica, e o volante conta com os comandos do controlador de velocidade e do som com capacidade para seis CD’s, com opção MP3 player e e entrada auxiliar.
O computador de bordo, que não era ofertado na versão Sport V6, traz informações importantes, a exemplo do monitoramento da pressão dos pneus de 17 polegadas, luz de controle de cruzeiro e dos sistemas de controle de tração e de estabilidade.
Porém, o controle automático da temperatura do ar condicionado e o controle remoto da ignição somente são ofertados no Captiva Sport 3.6 V6, com preço de R$ 96.990, na versão 4×2, e
R$ 103.990, na de tração integral 4WD. A nova versão pode ser adquirida nas cores prata, cinza, azul e preto.
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comentários
  1. Luis Otávio disse:

    Caro Roberto
    Li seu artigo no ICarros, conforme havia me falado em Campinas. Legal!
    Sobre a Captiva, como faço para ver o video das suas peripécias no Campo de Provas

  2. Fabio Mutti disse:

    Nunca compraria um veículo como o captiva 2.4 com este preço absurdo. A chevrolet deve achar que somos bobos. No México ele custa a metade. Acorda consumidores

  3. MECENAS disse:

    Descobri recentemente qua o computador de bordo da minha captiva 2.4 2010 estava registrando o volume consumido erradamente. Com isso, o consumo médio também. A média registrada no computador foi de 5,5 km/l, na cidade do Rio de janeiro, e o calculado foi de 6,5 km/l.

    Como descobri? enchi o tanque no mesmo posto, na mesma bomba até o máximo possível e, posteriormente, reabasteci da mesma forma.

    No momento, o carro está pela segunda vez na autorizada para resolver o problema.

    P.S o Erro não é linear, ou seja, varia diretamente com o volume consumido chegando a 30 % no consumo km/l.

  4. Deusdedit Nunes disse:

    Tenho uma captiva 2011 ecotec 2.4, e um excelente carro, recomendo a todos a sua compra. Carro excelente. A minha e bem economica. So alegrias!

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