Compactos esbanjam charme

Publicado: 11 de abril de 2009 em Lançamento
Tags:, , ,

dsc00317
.
Em 2006, na saída do Pavilhão de Versailhes, local do Salão Internacional de Paris, deparei-me com a cena da foto acima – uma carreata de Cinquecentos. Fiquei parado olhando os detalhes de cada carro. Em 2007, estava saindo do hotel, depois de dois dias de trabalho no Salão Internacional de Frankfurt, e voltei a encontrar um Fiat 500 dos anos 50.
Nesta ocasião, esperei o senhorzinho sair do compacto e pedi para tirar umas fotos ao lado do Cinquecento, modelo que vai aportar por aqui no segundo semestre deste ano.
.
frankfurt-2007-261
.

As dimensões dos veículos compactos (Fiat 500,Smart Fortwo e Mini Cooper) podem ser até acanhadas, mas os minicarros esbanjam estilo e charme por onde passam. Nas ruas de cidades europeias como Paris, Roma e Londres, é fácil se deparar com os subcompactos da linha Smart ou o Fiat 500 e o Mini Cooper.
.
smart31
.
O Smart Fortwo, apresentado na semana passada em São Paulo, abriu oficialmente a temporada de lançamentos de fun cars – modelos que têm no estilo seu principal apelo – no Brasil.

.
mini
.
O Mini Cooper, modelo de origem inglesa dos anos 50 que foi popularizado pela série de TV Mr. Bean, nos anos 90.
Usando o ditado popular “Os últimos serão os primeiros”, a Fiat quer fazer barulho com o seu subcompacto no País. De visual renovado, o 500 esbanja atrativos na lista de equipamentos de série.
A versão que será vendida aqui deve vir com direção hidráulica, ar-condicionado, som com MP3 player e bluetooth, vidros e travas elétricas, entre outros itens. O Fiat 500 traz sob o capô um motor 1.4 de 100 cavalos – Smart Fortwo (1.0 84 cv) e Mini Cooper (1.6 de 120 cv) – e, em breve, pode também ganhar a versão esportiva Abarth 1.4 16V de 135 cv no País.

.
mini-c
.
Eles não são baratos – custam, em média, R$ 60 mil. Mas o visual é um capítulo à parte nos fun cars. Os norte-americanos sempre compraram modelos grandalhões e com motor potente. Já os japoneses e europeus preferem aliar conforto e boa
mecânica.
A retomada dos supercompactos nos anos 90 era para resolver parcialmente os engarrafamentos e a falta de espaço para estacionar nas grandes cidades européias. Exemplo é o Smart Fortwo, que pode estacionar perpendicularmente em relação à calçada.
Para Peter Fassbender, responsável pelo Centro de Estilo e Design da Fiat do Brasil, quem compra um modelo subcompacto
premium deseja um veículo de perfil urbano, com múltiplas funções e de visual diferenciado. “Na Europa, o Cinquecento pode
ser visto com o estudante, o jovem (homem ou mulher) ou a pessoamais velha, que é nostálgica e tem boas lembranças do modelo antigo. É um carro para quem quer funcionalidade e para quem tem estilo de vida. No Brasil, queremos atingir o mesmo
público”, destaca o alemão Fassbender.
Para trazer o 500, a Fiat fez ajustes mecânicos, principalmente na suspensão, para aguentar os trancos das rodovias acidentadas do Brasil. “No nicho de subcompactos, compra-se pelo design diferenciado”, diz Fassbender.

* Conteúdo da matéria publicado no caderno Motor, do Jornal A Tarde

Anúncios
comentários
  1. Então já tem SMRT aqui no Brsil para vender.

    Quanto custa???

    É 100% Ecológico ou Elétrico???

    Se puderes me responder, lhe agradeço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s