Q5 é a nova arma da Audi

Publicado: 3 de junho de 2009 em Carros, Lançamento
Tags:, ,
O crossover será vendido com duas opções de motor

O crossover será vendido com duas opções de motor

No ano em que comemora seu centenário, a alemã Audi inicia o seu plano de reestruturação no Brasil. E o novo crossover médio Q5 é a arma escolhida para apagar de vez a má impressão deixada pela ausência da marca no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, no ano passado.

Lançado na semana passada, em uma base militar de Campinas (SP), o Q5 chega com duas opções de motor e quatro configurações: Attration 2.0 FSI Turbo (R$ 205.840), Ambiente 2.0 FSI Turbo (R$ 229.230), Ambiente 3.2 V6 FSI (R$ 263.300) e Ambition 3.2 V6 FSI (R$ 274.500).

O novo modelo da Audi traz um avançado pacote tecnológico já na sua versão de entrada. Vem com motor 2.0 Turbo FSI, quatro cilindros, de 214 cavalos de potência, auxiliado pelo novo câmbio sequencial S Tronic de sete velocidades e dupla embreagem. Tem ainda suspensão adaptativa e tração integral nas quatro rodas.
.
Audi_Q5_2.0T__1_(32)
.
As linhas são inspiradas no irmão maior Q7, com destaque para a enorme grade trapezoidal, capô, para-choque alongado e um moderno conjunto de faróis de xenon com 12 leds. As laterais são destacadas pelos dois fortes vincos que cortam as portas, valorizando os retrovisores pintados na cor da carroceria, e as rodas de aro 18 polegadas com pneus 235/80 (a versão V6 tem rodas aro 20 e pneus 255/45).

Na parte traseira, a Audi instalou lanternas também com leds, e a tampa do porta-malas – de generosos 540 litros de carga – é feita em alumínio, deixando o carro mais leve. De série, já vem com teto solar Open Sky com acionamento e ajuste elétricos.

O novo modelo mede 4,63 metros de comprimento, 1,88 metro de largura e 1,65 metro de altura, sendo maior do que os concorrentes diretos BMW X3, Land Rover Freelander e o Volvo XC60. A distância entre eixos do Q5 é de 2,81 metros, o maior entre os rivais citados acima.

Para quem deseja obter o máximo de conforto com performance, a versão topo da gama é a mais indicada. O Q5 Ambition 3.2 V6 FSI Turbo, com duplo comando de válvulas variável, despeja nada mais nada menos do que 269 cavalos de potência a 6.500 rpm e tem torque de 33,7 kgfm a 3.450 giros
.
Audi_Q5_2.0T__1_(39)
.
Segundo dados da Audi, faz de zero a 100 km/h em apenas 6,9 segundos, sendo o mais rápido da categoria. A velocidade máxima é 234 km/h. O fabricante deslocou a posição do diferencial do Audi Q5, que fica mais à frente da embreagem e atrás do motor. Esse reposicionamento, segundo a equipe de engenharia da marca, teve como objetivo melhorar a distribuição de carga por eixo. No test drive nos arredores de Campinas, o câmbio S Tronic de sete velocidades foi um capítulo jà parte. Sem trancos nas trocas de marchas, o equipamento deixa o Q5 mais afoito e com ímpeto de carro esportivo. Mas não é só o conjunto motriz que impressiona no Audi Q5. Por ser um veículo de segmento premium, a marca caprichou nos itens de conforto e tecnologia embarcada. O motorista tem em mãos todos os comandos no volante ou bem acessíveis no painel de instrumentos.
.
Audi_Q5_2.0T__1_(38)
.
Conta com piloto automático e sistema Drive Select, que oferece três tipos diferentes de ajuste de dirigibilidade (Comfort, Auto e Dynamic), de acordo com o estilo de condução. Entre os itens de série, estão um conjunto de seis airbags, abertura e travamento das portas e do veículo e ignição do motor com sensor de presença na chave, ar-condicionado com controle digital de três zonas e um moderno gerenciador de som, denominado de Audi Infolaiment Plus, que integra áudio, ar-condicionado, sistema auxiliar de estacionamento, relógio, entre outras funções, que podem ser acompanhadas em uma tela de 6,5 polegadas.

Além disso, o utilitário esportivo esbanja itens de segurança, como o sistema de freios a disco com sistema antitravamento ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle eletrônico de estabilidade (ESP) e de tração ASR. Para quem circula em terrenos off-road, o modelo possui sistema de auxílio de descidas HDA, facilitando a condução em trechos mais íngrimes.

Há ainda opcionais como o sistema de controle de distância e velocidade, sistema de áudio da marca Bang&Olufsen, faróis adaptativos, entre outros. O Q5 começa a ser vendido em meados deste mês. Será ofertado nas cores preto, branco, cinza, verde e azul.

Esta matéria foi publicada no caderno Motor, do Jornal A Tarde

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s