Compre carro pelo consumo de combustível

Publicado: 11 de junho de 2009 em Automotivo, Carros, Serviços
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Modelos Fiat tiveram avaliação negativa do Inmetro

Modelos Fiat tiveram avaliação negativa do Inmetro

O consumo de combustível sempre causou sérias discussões entre os donos de veículos no Brasil. Em alguns casos, pode até definir a compra de um veículo. Diante disso, o Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), em parceria com o Ministério de Minas e Energia e Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), vinculado à Petrobras, iniciou a classificação dos veículos novos de acordo com o consumo.

Na primeira etapa, iniciada em abril, apenas alguns modelos passaram pelos testes de consumo de combustível do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular).

As montadoras Fiat, Chevrolet, Volkswagen, Honda e a Kia participaram da primeira fase do programa e podem estampar o selo de consumo de combustível nos seus veículos. Mas, por enquanto, nenhum dos carros está vindo com o selo do Inmetro.

Até hoje, a maioria dos fabricantes instalados no Brasil sonega ao consumidor os dados de consumo de combustível dos seus modelos em ciclo urbano e em estrada, que deveriam constar no manual do veículo.

De acordo com Gustavo Kuster, gerente da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, o programa de etiquetagem veicular é voluntário e, na primeira fase, já incluiu veículos nacionais que representam quase 50% das vendas no mercado brasileiro. “Ter veículos como o Volkswagen Gol, que é líder de vendas no Brasil, o Fiat Uno e o Chevrolet Celta já indica que o programa é bem abrangente. O maior beneficiado é o consumidor, que pode agora escolher um veículo mais eficiente e comparar os números de consumo de modelos da mesma categoria. Assim, pode-se comprar o carro mais econômico e que oferece mais vantagens”, reforça.

Selo – Na primeira fase, o programa contou com 19 modelos de vários segmentos, entre os quais Fiat Uno, Fiat Strada, Volkswagen Gol, Volkswagen Voyage, Honda Fit, Honda Civic, Chevrolet Celta, Chevrolet Prisma, Kia Picanto e o Kia Carnival. O selo é similar ao usado pela indústria de eletrodomésticos (geladeiras, microondas, fogões, entre outros). Nele, há informações sobre a versão do modelo, motor e tipo de câmbio, além do consumo de combustível em ambiente urbano e em estrada.

Para os veículos flex, são colocadas informações sobre o consumo com gasolina (cidade e estrada) e com álcool (cidade e estrada). A etiqueta veicular é graduada de A a E – a letra A indica o modelo com melhor desempenho, o mais econômico. A letra E é para os carros mais beberrões.

Na primeira fase do programa, o Inmetro avaliou versões de 19 modelos de cinco montadoras (Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Honda e Kia). Líder de vendas há mais de duas décadas no mercado nacional, o Volkswagen Gol 1.0 Total Flex é um dos veículos que obtiveram nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular).

Além dele, o Fiat Uno 1.0 Way Economy Flex, Kia Picanto 1.0 (gasolina), Honda Fit 1.4 Flex e Volkswagen Polo 1.6 Total Flex também conseguiram a melhor nota no quesito consumo de combustível.

A Fiat, por outro lado, ficou em situação vexatória com os modelos Siena HLX 1.8 Flex, Idea 1.4 Flex e as versões do Palio ELX 1.4 Flex e 1.8R Flex (duas e quatro portas), que ficaram com a pior classificação do programa.

Esta matéria foi publicada no caderno Motor. do Jornal A Tarde

comentários
  1. Cláudio Lopes disse:

    Confirmado, o Fiat Idea 1.4 é um beberrão, ninguém merece!
    F ui
    I ludido
    A gora é
    T arde

    I ludido
    D emais
    E stou
    A rrependido

  2. leandro moreira amaral disse:

    o duro saber que o meu pai trabalhou 26 anos na ford eo maior sonho de sua vida era ter um ford ka por que viu em propaganda que o carro faz 12.12.12.12.12;;;;;;;;;;;;;;kilometros no litro de gasolina que carro mil e este

  3. carlos disse:

    Não consigo entender, antigamente andavamos de fusca 1200 e tinhamos o prazer em dizer que ele reguladinho fazia 13 km/litro. Agora com tanta tecnologia o que vemos é 8 km/litro. Para que tanta tecnologia?

    • joao cassanho disse:

      pois é, com a tecnologia que esta presente em tudo e principalmente nos veiculos, ñ é admissivel que os veiculos mais antigos façam os mesmos km/l que um carrinho antigo . pelo menos os veiculos deveriam andaar uns 22 km/l, no minimo

    • antonio disse:

      13km/litro no fusca 1200, só se andar a 60km/hora

    • fazer 13 km com um fusca? só se for ladeira abaixo, com o motor desligado. Porque eu tive um fusca 1300 meu primeiro carro, nao fazia nem 8km por litro. hoge tenho um vectra 2011, e faço 8.5 a 9 km por litro, e ainda uso bastante o ar. Isso metade cidade e metade estrada… E ainda tem gente falando mal do vectra. Entao andem de fusca que eu prefiro andar de vectra… Me desculpem mas acho que as pessoas devem ser mais realistas.

    • ze disse:

      Como e’ possivel que na Europa o VW Polo 1.2 faça 5.3l/100km ou 18.8 km/l, fiat 500 1.2 faça 22 km/l, ford fiesta 1.2 tambem anda 18 km/l, mais incrivel honda fit (jazz) 1.4 6.6l/100km na cidade (15km/l), corsa 1.0 20km/l? O que se passa com os motores brasileiros?

    • Gladimir disse:

      Meu pai tinha um fusca 1300, comprado novo. Eu tive 3 fuscas e nunca nenhum deles, chegou a fazer 13 km/l na estrada. Na cidade, a pau e corda dava 9 km/l. O fusca ganhou fama de carro econômico porque foi lançado em uma época em que os outros carros oferecidos no mercado brasileiro faziam 5km/l, para lembrar, maverik, opala, cinka esplanada, dodge dart, impala, landau, etc. É evidente que nessa época o fusca poderia ser considerado econômico. Além disso, o fusca desenvolvia, miseros 46 cv de potência e não tinha ar condicionado. Hoje, os motores 1.0 desenvolvem em torno de 80cv de potencia, possuem ar condicionado e ainda assim, alguns como o fiat mille, conseguem fazer na cidade, o que o fusca fazia na estrada, ou seja 12km/l se for flex, pois os milles com motor fire só a gasolina chegavam a fazer 13,5 a 14 km/lna cidade e 18km/l na estrada a uma media de 80km/h. então, convem fazer uma reflexãosobre o asunto. Deixemos as teorias da cosnpiração de lado e vamos analisar o seguinte
      : Os motores Otto tem baixo rendimento mesmo, em torno de 30%, e não há magica que melhore isso porque a maior parte da energia gerada pela queima de um combustivel vira calor e, a não ser que inventem uma forma e trasnformar calor em energia mecânica diretamente, não há o que fazer.

      • denuncia disse:

        Em 1996 eu lembro que meu pai colocou fogo em um pouco de gasolina no chão,demorava para apagar,hoje em dia vai fazer isso,na hora o fogo apaga,nosso combustível só tem etanol.

      • reinaldo disse:

        Confere. Tive 2 fuscas 1300 o último por 35 anos e vendido novinho ainda para colecionador. Tive também Fiat Uno, muito econômico e hoje tenho P208,Vectra 140cv e Sandero. Não melhorou muito em economia de combustível. O Vectra para seu porte é muito econômico. a 90km/h média de 14 com gasolina. Os carros estão melhor em conforto,equipamentos, segurança, visibilidade,etc, mas em consumo a maioria está para cerca de 30 anos atrás de atraso. São as carroças do Collor neste quesito. Nem o Golf VII fará mais que uns 11 na cidade. Podem apostar. Tudo belas porcarias em tempos de combustível caro e em extinção.Vejamos o multiair da FIAT.Mas lindos aos olhos e desagradáveis ao bolso tanto no preço como no consumo. Particularmente acho a Idea um carro bem resolvido para a família, precisa melhorar o consumo.

    • Amigão, agora vc vai entender tudo, antigamente o fusca 1500 fazia até 15Km com um litro, foi tão vendido devido ao pouco consumo, o tão falado e famoso Fusca 1300L Chegava a fazer 17Km sendo ele original, com caixa de ignição eletrônica e com o carburador Solex com o Giclê 117 e o pé na Limitação de 90 a 110 Km P/Hora, Acabou com o 1500 por ser mais econômico e possuir quase que a mesma potência e ter menos consumo, já o 1200 era muito fraco então pedia mais marcha em subida e etc…, por tanto não compensava por ser muito fraco acabava gastando mais do que os outros, e por fim o 1600 Dupla Carburação era um desastre pois quase nunca batia um carburador com o outro, estavam sempre dando problema e acabavam fazendo no álcool de 3 a 4 Km P/ Hora e na gasolina 7 Km P/ Hora, dava muito aquecimento no motor devido a muita entrada de ar falsa queimando a cabeça dos pistões e derretendo os Cabeçotes e danificando bloco, por isso sempre era substituído por 1 carburador só, o bicho era problema, tendo também na época somente nos SP2 o motor 1700 Pior Bomba ainda, sem comentários, (MAIS)!!!!!!!!!!!!! naquele Tempo Existia Combustível >>>>>>>PURO<<<<<<< Aí que mora a Questão, além de ser muito mais barato do que hoje em dia, os mais Poderosos nunca andavam em carro com motores menos do que 6CC ou sendo, os Opalas e Maverik, e Até os V8 Faziam Média Boa, para se ter uma ideia o Landau Carro de Patrão Fazia Média de 6 a 8 Km P/ Hora na Estrada, Porém Hoje as misturas no meio da gasolina está tanto que vc pode observar até na cor e no cheiro da gasolina, a gasolina de antigamente vc lavava as mãos umas 20 Vezes e não saia o cheiro de jeito nenhum, então hoje em dia para quê tanta tecnologia????? Para Fazer com que o Carro consiga atingir maior Média com Combustível de Qualidade Péssima, Se vc For Andar de Fusca Hoje é melhor que vc ande de S10 6CC que o consumo vai ser o mesmo sem falar da Rateação que tem hoje em dia um fusca andando com o nosso combustível de hoje em dia, não dá amigo, de primeira mão tem aumentar a Giclagem dele Por no mínimo um 150, mais como que a gente terá a garantia de que vai ser o certo???? Pois a cada posto de combustível tem uma Gasolina/Álcool Diferente, Por isso hoje o carro Flex ou até mesmo um Não Flex contem as Sondas de Oxigênio e de Mapeamento do Ar Todas Para levar Informação para a Central do Veículo e a mesma Fazer a Abertura e Fechamento dos Bicos Injetores Identificando a quantidade de Álcool e de Gasolina que está Passando Pelo Sistema de Queima do Combustível pelos Pistões, sem falar na Quantidade de Muito Combustível Por aí Batizado com Água que deixam os Carros Loucos e Vira tudo em Dor de Cabeça e Raiva, Um Abraço e se a Dica Lhe foi Útil um Abraço Amigo e um Ótimo Fim de Ano e um Ótimo Ano Novo Repleto de Saúde e Paz!!!!!!!

    • Amigão, agora vc vai entender tudo, antigamente o fusca 1500 fazia até 15Km com um litro, foi tão vendido devido ao pouco consumo, o tão falado e famoso Fusca 1300L Chegava a fazer 17Km sendo ele original, com caixa de ignição eletrônica e com o carburador Solex com o Giclê 117 e o pé na Limitação de 90 a 110 Km P/Hora, Acabou com o 1500 por ser mais econômico e possuir quase que a mesma potência e ter menos consumo, já o 1200 era muito fraco então pedia mais marcha em subida e etc…, por tanto não compensava por ser muito fraco acabava gastando mais do que os outros, e por fim o 1600 Dupla Carburação era um desastre pois quase nunca batia um carburador com o outro, estavam sempre dando problema e acabavam fazendo no álcool de 3 a 4 Km P/ Hora e na gasolina 7 Km P/ Hora, dava muito aquecimento no motor devido a muita entrada de ar falsa queimando a cabeça dos pistões e derretendo os Cabeçotes e danificando bloco, por isso sempre era substituído por 1 carburador só, o bicho era problema, tendo também na época somente nos SP2 o motor 1700 Pior Bomba ainda, sem comentários, (MAIS)!!!!!!!!!!!!! naquele Tempo Existia Combustível >>>>>>>PURO<<<<<<< Aí que mora a Questão, além de ser muito mais barato do que hoje em dia, os mais Poderosos nunca andavam em carro com motores menos do que 6CC ou sendo, os Opalas e Maverik, e Até os V8 Faziam Média Boa, para se ter uma ideia o Landau Carro de Patrão Fazia Média de 6 a 8 Km P/ Hora na Estrada, Porém Hoje as misturas no meio da gasolina está tanto que vc pode observar até na cor e no cheiro da gasolina, a gasolina de antigamente vc lavava as mãos umas 20 Vezes e não saia o cheiro de jeito nenhum, então hoje em dia para quê tanta tecnologia????? Para Fazer com que o Carro consiga atingir maior Média com Combustível de Qualidade Péssima, Se vc For Andar de Fusca Hoje é melhor que vc ande de S10 6CC que o consumo vai ser o mesmo sem falar da Rateação que tem hoje em dia um fusca andando com o nosso combustível de hoje em dia, não dá amigo, de primeira mão tem aumentar a Giclagem dele Por no mínimo um 150, mais como que a gente terá a garantia de que vai ser o certo???? Pois a cada posto de combustível tem uma Gasolina/Álcool Diferente, Por isso hoje o carro Flex ou até mesmo um Não Flex contem as Sondas de Oxigênio e de Mapeamento do Ar Todas Para levar Informação para a Central do Veículo e a mesma Fazer a Abertura e Fechamento dos Bicos Injetores Identificando a quantidade de Álcool e de Gasolina que está Passando Pelo Sistema de Queima do Combustível pelos Pistões, sem falar na Quantidade de Muito Combustível Por aí Batizado com Água que deixam os Carros Loucos e Vira tudo em Dor de Cabeça e Raiva, Um Abraço e se a Dica Lhe foi Útil um Abraço Amigo e um Ótimo Fim de Ano e um Ótimo Ano Novo Repleto de Saúde e Paz!!!!!!!

  4. carlos pessoa disse:

    Roberto nunes,quero comprar um carro que seja o mais economico possivel na faixa de 30 a 40 mil reais.Que carro vc compraria hoje?Sua opiniao e importante para mim.
    abracos

    • Autobrasil - Roberto Nunes disse:

      Olha, eu compraria o novo Fox. Isso é uma compra pessoal. Mas, é bom você avaliar os modelos nesta faixa de preço.
      Grato,

      Roberto Nunes

    • Alf disse:

      Na minha opnião Voyage 1.6 ou Polo 1.6… Um bom motor em relação a potencia e economia.

    • paulão disse:

      Compre uma bicicleta. Vai gastar um kilo de feijão mais um de arroz e dois de carne por cada tres dias de pedalada…e tem mais vc vai passar longe das farmacias e dos medicos porque seu colesterol e triglicerides vão abaixar muito……sem falar nos musculos que vão crescer e a barriga desapareçer para pegar as minas mais gostosas do bairro…..vai de bike e depois me conta….

    • Gladimir disse:

      Olá. Minha sujestão é pelo Siena El 1.0. è categoria A de consumo, segundo a tabela do INMETRO (teste oficial) que pode ser conferido no endereço http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2013.pdf .´um carro Sedãn com um dos maiores portamalas da categoria com 500 litros, é um carro consagrado em termos de confiabilidade, haja visto que é um dos carros, nessa faixa de preço, mais usado por taxistas, pertence a fábrica que mais vene no pais (isso não se consegue com produtos ruins e as piadas sobre o nome fiat geraods pelo 147 não fazem mais juz), a marca tem uma tremenda rede autorizada e além disso, para marcas como fiat, vw, chevrolet e ford, encontra-se peças no mercado paralelo, ao contrario das novas marcas que tem que cair no autorizado. e pagar preços exorbitantes. Se a peça for de primeira linha, não precisa ser comprada no autorizado,. por exemplo: correias de comando e de alternador, amortecedores, buchas de suspensão, peças de suspensão, rolamentos, existem no mercado paralelo de peças com preços acesívis, mas só para os carros que vendem mais. Peças de suspensão das marcas Dana, Axius/Monroe/ Cofap, nakata, são peças de primeira linha, pois são essas empresas que fornecem para as montadoras e são encontradas em qualquer autopeças, porém só para os carros das marcas tradicionais. Nesse caso, do Siena EL 1.0, custo dele, completissimo, com ar condicionado, direção hidráulica, freios abs, airbags dianteiros, e todos os acessórios frescurentos, fira em torno de R$ 38.000,00.
      Espero ter contribuido.
      Um abraço

    • reinaldo disse:

      Mais econômico são os A segundo o Inmetro e pé do motorista.
      Eu ficaria no 1.0 então. Mas há até 1.5 e 1.6 mais econômicos que eles. Entre vários. Muitos são econômicos mas concessionárias ruins, peças caras, manutenção demorada.Até 40 vc encontra ótimos carros. Faça uma tabela com preço, visibilidade, consumo, manutenção, seguro,ipva,, conforto, bagageiro, ruido, garantia, segurança, design,etc e pontue de zero a 10. Pode aí incluir usado ainda em garantia original, as vezes vc acha ótimo. Achei um Palio 2004 ELX com 8.000 km em 2009 numa garagem de uma senhora idosa solitária cuja família estava nos EUA. É uma jóia que está com minha filha. Use muito bem seus recursos. Tem carro zero que é péssimo. Já comprei um que veio com coluna de direção trincada, sem vedação no tanque. Hoje só compro carro de concessionária que realmente presta bons serviços, confiável integralmente e tenha mecânicos de minha especial confiança fora delas. O resto é resto. Posso comprar um carrão e acabar na oficina na primeira semana face ao frágil controle de qualidade de muitas montadoras.Não há mais “fuscas” e “opalas” hoje. Quase só “gordinis” os maestros que a cada esquina davam um “conserto”

  5. tatiana disse:

    Gostaria de uma sugestão: preciso de um carro com sete lugares, estou entre o doblô, zafira e evasion (usados), tenho um classic 2007/2008, oque me sugerem en termos de custo benefício, mão de obra, gasto de combustível, valor de ipva, resistência aos buracos da cidade e preço, e valor comercial, agaurdo sua sugestão, obrigada.

    • Autobrasil - Roberto Nunes disse:

      Tatiana,

      A Nissan tem a Livina e a Grand Livina. A Citroen C4 Picasso. Hoje, o segmento de monovolume está com boas opções. Sugiro um test drive nos modelos da Nissan. O preço é bem atrativo.
      Boa sorte
      roberto nunes

      • paulão disse:

        tenho a venda uma Grand Caravan 1999 automatica. seis bancos de couro e dá pra por sete (os docts é para sete). Motorão V¨4×4 3.8 em estado de OKM. Só anda em estrada. precinho, só 21.000,00 e aceita carro pequeno no negocio. o carro tá parado porque é só eu a a esposa. meu mail eh mpaulo55arrobarocketmail.com

    • Marcio disse:

      Tatiana, veja tb o Kia Carens. 7 lugares, 7 air bags, cheio de opcionais como regulagem elétrica do banco, freio ABS, cheio de detalhes e pelo que tenho visto na internet, das minivans é a mais econômica. Veja no you tube que tem uma reportagem sobre ele no auto esporte. Eu fiquei doido pelo carro. Além do preço baixo: R$79900,00. Comparado a ele só o C4, mas esse é R$20000 a mais.

  6. Bruna disse:

    Tenho um fox 08/09 1.0 que faz 7 km/l na gasolina e 5 km/l no álcool com o ar desligado pq se ligar ele bebe mais ainda. Já levei várias vezes na concessionária e eles sempre falam q o carro ta normal, eu não sei mais o que fazer…

  7. Luis Augusto disse:

    EStou trocando meu new civic. Rodo em média 3000 km por mês. A dúvida está entre Corolla XEI 2.0 ou focus sedã flex 2.0 , pois também preciso de um bom porta-malas. Gostaria de uma sugestão.

  8. daniel loes mendes disse:

    tenho um corsa sedan gls 1.6 16v ano 99/99 gasolina e ele so faiz 6.00 por litro ja mandei pro mecanico mais ele nao axou o problema vou volta la de novo segunda feira agora vcs podem me ajuda sobre esse problema por que eu acho o carro muito bom so tem esse problema.

  9. luciana disse:

    gostaria de saber este modelo do siena 1.8 corresponde tbm para o modelo 1.6

  10. gerson disse:

    Estou estudando a compra de uma CHerokee 97 e transformar para GNV. Sabe qual o consumo em gasolina e quanto fica com GNV?

    • Nícolas Petersen Cardoso disse:

      É uma boa meu chapa, mas te digo que não vale muito a pena não, a não ser que você seja fascinado por este carro, vai ser um carro com grande quantidade de kilometros rodados (velho) e com motor submisso, ao transformá-lo para GNV ele cuspirá muito, podendo apagar casualmente, não podendo fazer acelerações muito pesadas, sou engenheiro e posso-lhe dizer que a gasolina é a melhor energia para fazer o carro rodar, apesar de estar hoje em dia a um valor nem um pouco agradável.

  11. Rosana disse:

    Estou querendo comprar carro estive olhando o novo corolla XEI 2.O, quero saber opinioes sobre esta futura aquisicao!

    • Nícolas Petersen Cardoso disse:

      Recomendo você comprar o novo Corolla Xei 1.8, é econômico, confortável, mas é um carro para pessoas mais velhas e tal, caso você seja mais jovem (gurizão) recomendo o novo Honda Civic que é um pouquinho mais econômico e tem peças a um valor desejável em relação ao preço do carro por ser um carro popular, mas para classes média/alta, consumo Corolla Xei 1.8 = 12,5km/l e Honda Civic Lxs = 13,5km/l.

  12. Luis Fernando R Torres disse:

    Este artigo é muito interessante, deveria ser obrigatório e não apenas voluntário. Se somos consumidores deveriam apresentar no manual dos veículos suas médias de consumo urbano/estrada, assim com certeza as montadoras se preocupariam com o meio ambiente. Hoje tanto se fala em combustíveis alternativos em prol da mãe natureza, enfim. È um absurdo com a tecnologia emprega nos veículos de hoje, os mesmos terem consumo médio nas cidades a níveis baixíssimos, comparador a carros da década de 70/80. Onde está a Lei de Defesa dos Consumidores?????

  13. Karinna disse:

    Roberto Nunes,
    Gostaria de saber, em termos de consumo de gasolina, conforto e custo benefício, qual carro seria mais apropriado: Agile 1.4, Citroen C3 1.4, Palio ELX 1.4?
    Grata.

    • Autobrasil - Roberto Nunes disse:

      Demorei, mas respondo….consumo depende do pe do motorista e seu estilo de pilotagem. Alem disso, a pista influencia também consumo. De todos, gosto do C3.

    • jennifer disse:

      olha o Agile é um carrão bem confortável, grande porem é bebe muito em média 9/10kml, olha no c3 vc vai ser mais feliz

    • alan hilario ribeiro disse:

      Eu tenho um C-3 XTR 1.4 e como foi dito o consumo vai depender do pé do motorista e o trajeto que é utilizado.Por ser um carro de pouca arancada,demora desenvolver o que o faz consumir mais dentro da cidade,devido os congestionamento e sinalizaçações de transito o C-3,faz tranquilo 11 ou 12,5km/l na cidade. Em trajetos mistos,13,5km/l pra baixo e tranquilo e na estrada aproveitando as descidas para subir,não deixando o carro perder força faz de 14,5 a 15km/l tranquilo.
      pra quem ja andou de Ford Del rei é o mesmo conforto,só que com uma diferença ele é um carro compacto o mais confortavel da categoria na minha opinião e a direção elétrica dispensa comentarios.
      Estou falando do consumo e qualidade do carro, não estou fazendo propaganda para Citroên, pois esta no atendimento ao cliente e preços é péssima. Esta longe de se igualar a Chevrolet em atendimento e na preservação do nome como empresa.

      • O C3 é sim um ótimo Carro amigo, mais na questão do atendimento citado por vc eu acho que depende de Agencia para Agencia, por que aqui em Várzea Grande MT eu fui muito bem recebido e tive uma ótima Atenção até mesmo nos telefonemas e etc… Já em Cuiabá MT não Tive muita Atenção do Atendente até mesmo Fiquei aguardando uma Semana a Resposta sobre um X-Sara nem se quer me Ligou para Dizer já foi vendido ou Ainda não chegou Sabe, o Mesmo se Acontece na Chevrolet, Em uma Loja de Cuiabá me fizeram de besta lá, quiseram me Dar 5.000,00 em um 206 Presence Completo ano 2007 conservadíssimo com apenas 58.000 Km Rodado que a mesma motorização do C3 vc deve saber disso é um carro também muito econômico e me pediram 25.000,00 em uma Meriva 2005 só o dorso sabe, riscada amaçada, cheia de detalhes para fazer, cheguei até perguntar para minha esposa na frente do atendente se estava com a cara pintada de palhaço, e mesma coisa aconteceu em outra agência da Chevrolet aqui em Várzea Grande Também só que aqui eu quase que tive que pedir Pelo Amor de Deus para alguém me atender, deve ser por que eu tava usando uma Havaiana e minha Esposa também, sou fã da Chevrolet sempre tive uma tanto que eu estava atras de uma Meriva, de Raiva dos atendentes das Lojas Fui até a Fiat e Acabei comprando uma Fiat Idea Elx 1.4 Ano 2008/2009 completa Por não deixar de ser um carrão também confortável e Pelo Atendimento Nota 10 do Pessoal de Lá, que me Pagaram 13.500,00 no Peugeot e me Venderam a Idea Semi Nova com 50.000 Km Rodado Por 21.000,00, Paguei o Restante a Vista, então eu acho que tudo é variável entre pessoas, agências e Cidades

  14. Joel Luiz da Silva disse:

    E eu que pensava que o meu Palio 1.3 ELX flex, fazendo 7,5 km/l de etanol, na ciidade, estaria gastando muito, mas pelos comentários creio que devo me dar por satisfeito.

    • Sou Mecânico Amigo, seu carro tem alguma anomalia aí, Indico vc a Fazer Troca de Filtro de Combustível, Filtro de Ar, Cabos e Velas, Faça uma Limpeza de Bico e TBI e Também Mude de Posto de Combustível e Procure não acelerar tanto o carro para trocar de marcha ok, Pois ele por ser 1.3 Teria de fazer no Mínimo 9.2 com ar Ligado na Cidade

  15. Marcio Mendonça disse:

    Estou querendo comprar um citroen c4 picasso novo,mais tenho duvidas sobre manutenção,ruidos internos,taxa de deflação e consumo. é uma boa compra?

    • Nícolas Petersen Cardoso disse:

      É um carro espaçoso e confortável, porém exige um alto consumo de gasolina, economia hoje em dia é tudo, por ser um carro importado suas peças serão a um valor alto, e demorarão pra chegar caso tenha que trocar alguma, carro está a um valor acessível, mas te digo com minhas mais sinceras palavras, não vale a pena.

      • Depende do Lugar em que ele Mora Amigo, o C4 é um baita Carro para se comprar, >>>>>MAIS<<<<<< Comprar um usado, manual e conservado pois o 0 Km desvaloriza muito e os que sairão automáticos costumam dar problemas na caixa já ele sendo usado e manual é barato e é um baita carrão, Espaço sem Comentários, Hiper Confortável um Bagageiro de Fazer Inveja, a Questão do consumo pelo tamanho dele eu acho muito pouco mesmo de Verdade, se ele tiver em morando em uma cidade grande ele irá encontrar peças em qualquer lugar até mesmo peças paralelas de qualidade digamos que quase comparável com as originais e de preço bom, digo Por que sou mecânico e é raro entrar um carro deste para nós mexermos por que ele não quebra fácil tem uma mecânica muito resistente sem falar que o carro é muito Bonito ainda mais sendo um pretão com insulfilme de 75 a 100%, é Top de Parar os Olhos dos Apaixonados por Carro, Recomendo!!!!!!

  16. edmilson lopes disse:

    caro leitores estou aqui para dezabafar minha angustia comp um idea 1.4 foi o carro mais gastao que ja tive em toda minha vida sem falar que da pau direto no fio do aterramento da bomba de gasolina dentro do tanque.

    • LUIZ ANTONIO SILVA disse:

      Concordo com voçê meu caro Edmilson eu também comprei um IDEA 08/09 1.4 e estou muito arrependido pois o carro gasta muito é um absurdo!!!

      • Sou Mecânico, Ele é muito pesado meus amigos, eu também tenho uma, o Erro dela está nas Rodas e Pneus Muito Alto e também vou dar uma dica que é Tiro no Alvo, Indico a Vcs fazer Troca de Filtro de Combustível, Filtro de Ar, Cabos e Velas, Faça uma Limpeza de Bico e TBI e Também Mude de Posto de Combustível e Procure não acelerar tanto o carro para trocar de marcha e diminua o perfil dos pneus pelo menos os Dianteiros ok, Pois ele por ser 1.4 Teria de fazer no Mínimo 9.2 no Álcool com ar Ligado na Cidade, no meu deu certo e está rodando isso comigo, na Estrada ta fazendo de 11 a 12 no Álcool

  17. DIRCEU BARRETO disse:

    Até pouco tempo atrás eu tinha um Voyage 1.6 e ainda tenho um Crossfox 1.6, mas nao consigo entender porque o consumo é tão diferente para carros que tem a mesma motorização e são do mesmo fabricante… no Voyage eu fazia 11 km/l – gasolina e no Crossfox eu faço 8 km/l – gasolina. a diferença é muito grande. Alguém já conseguiu alguma explicação para essa diferença?

    • Cardoso disse:

      Crossfox e’ muito menos aerodinamico, tambem deve ter a caixa mais curta, e os pneus talvez sejam mais largos, e o peso tambem deve ser mais desfavoravel para o crossfox.

      Tudo isto junto da’ nisso.

    • Nícolas Petersen Cardoso disse:

      Eles podem ter o mesmo motor, porém um exige mais força que o outro para que se locomova. Ex.: duas pessoas com a mesma massa muscular, uma tendo que carregar um bloco de 7kg e outra tendo que carregar um bloco de 10kg.

    • carlos jorge disse:

      bom, é o seguinte, o moto motor voyage é ap e o motor fox é outro mais novo, apesar da diferença o fox tb pesa mais, e o pé do motorista tb contam, por exemplo eu faço 12,5 km/l no meu ecosport 1,6 gasolina , e equanto minha esposa faz 9 km/l e o motor flex faz bem menos , é assim mesmo.

  18. ELIAS RAMOS disse:

    Ola pessoal usuarios de automoveis do Brasil infelismente temos que ingulir essas tecnologias INTERNACIONAIS pois não temos fabricantes de carros BRASILEIROS ambas são internacionais, elas investem em suas idéias sem pensar em economias e muito menos em sugurança elas querem é DINHEIRO e não importan quem vai pagar e , nós somos culpados pois aceitamos, quando votamos nos mesmos politicos que lá estam por muito tempo, eles também querem DINHEIRO , não importam quem vai morrer aceitam tudo que as MONTADORAS oferecem . OBS: NOSSAS RODOVIAS NÃO PERMITEM VELOCIDADE MAIS QUE 120 Kh PORQUE CARROS COM MAIS DE 200Kh , nao precisamos de CARROS com AUTAS VELOCIDADES, mais SIM corros SEGUROS e ECONOMICOS e TAMBÉM CONFORTAVEIS pois os CARROS 1.0 SÃO UMA CARROÇA MOTORISADAS. HA MÁQUINAS AGROCLAS COM MUITO MAIS CONFORTO. E não é BARRATO um CARRO 1.0 todos estão acima de 25,000 . E mesmo que haver celo do INMETRO para indicar o consumo NÃO CONFiavel pois o CELO não garente nada (papel aceita tudo ). Infelismente todos PAISES LATINO AMERICANO , AFRICANOS , INDONÉSIA e outros menos desenvolvidos irão sofrer esses descasos SOCIAIS.(sem EMPREGO, sem SAUDE, sem ESTUDO) para destruir um PAIS não é preciso BOMBAS ATOMICAS como as do Japão, BASTA APENAS POLITICAS e POLITICOS INCORRETOS E DESUMANOS .

    • Só tem uma coisa nisso tudo amigo, aqui nós falamos sobre Engenharia Automotivas e Diferenças de um Automóvel para o Outro mais daí vc uma mistura bem radical neste seu comentário, Política com Saúde deu uma passada lá na Africa fez uma Visita para o Obama deixou um Abraço para o Povo da Indonésia, Arrebentou o Japão no Bombardeio e acabou de para quedas no Brasil kkkkkkkkkkkkkkk, Desculpa aí amigo sabemos que o País não está naquela Maravilha, mais a Tecnologia Brasileira se comporta andando junto com o Combustível que Temos e é claro que Temos Muitos Carrões Nacionais que tem Espaço, Conforto, Estabilidade, Durabilidade, Força, Economia, Facilidade em Manutenção, tecnologia, Garantia Prolongada e um Visual Invejável mais Tudo depende do Bolso de Cada um, Você não acha?

  19. Isabel Cristina Freitas disse:

    Bom dia, gostaria de saber o consumo e as virtudes e/ou defeitos do Sandero stepway 2011 e o seu valor.

    Aguardo e muito obrigado.

    • Reinaldo Di Bernardi disse:

      O Sandero Stepway tem motor 1.6 16 V. próprio para estrada e não muito apropriado para baixo consumo em trajetos curtos. Mas a média de uso em trânsito não congestionado urbano é em torno de 10km/litro para quem não tem pé pesado. Em estrada deve fazer 14, só com o motorista em médias de no máximo 100km/h. Tenho um 1.6 Expression 8V 2011 e um clio 1.6 16V. 2005 o Clio é mais econômico
      È um carro com boa visibilidade e dirigibilidade. 0 1.0 não anda nada, só é mais econômico no combustível, já tive um 2010.

  20. Tenho um Toyota Corolla 2006, automático, que faz 12 km/lt

  21. marcio disse:

    olá.. tenho um siena 2006 1.4 8v e tá fazendo 12 km/l será q está bom ou ainda é beberrão?

  22. antonio pedro disse:

    olá pessoal Réalmente não é facio vc sabe porque todos esses
    carros são beberão é porque a nossas vias ubanas é percimas
    para se andar obs; muitas Lombadas boraco se vc percebe
    vc usa muita macha segunda e terceira na nossa via ubana
    em são paulo eu tambem tenho um idea 1.4 e só faz 5km com
    um litro de conbustivel?

  23. Ricardo Nascimento disse:

    quem faz o carro beber ,é o motorista,ele dá uma arrancada brusca para andar 10 metros no engarrafamento,sem necessidade,anda com a embreagem a meio como se fosse descansa -pés,acelera demais e não quer que o carro beba.Quando o motorista tem um dia estressante ,toma uma cervejinha,nada mais justo ,se tem um pé pesado,nada melhor para o motor do que uma gasolininha.Ah mas tem mais,a respeito dos combustíveis de procedencia duvidosa,tudo coopera pra dar um mal resultado no final das contas,espero ter ajudado,mais pra frente direi fisicamente e matematicamente o por que do consumo , de motores do ciclo otto,um abraço.

  24. Jurandir disse:

    o problema nao es o carro ma a gasolina que nao vale nada!

  25. Ricardo disse:

    É uma vergonha. Tinho um Idea Adventure Duologic. Não consigo fazer mais que 5 Km/l no alcool rodando na cidade de jeito nenhhum. Não consigo entender por esse carro bebe tanto. É uma pena pois do resto é um belo automóvel.

  26. Souza disse:

    Realmente a forma de dirigir e o terreno influenciam, principalmente nas retomadas. Façam o teste em estradas por exemplo deixando que o carro recupere velocidade gradualmente, sem que vc afunde o pé no acelerador e sem aumentar o giro do motor. Eu atuo na faixa de 3 a 4 mil giros e obtenho bons resultados. Vocês perceberão que ele deslancha sozinho. Por outro lado, ia comprar outro Vectra, mas saiu de linha, agora estou na dúvida sobre novo Cruze Sedan, Elantra, Corolla, Renault Fluence. Se puder dê uma opinião. Agradeço.

  27. rosangelacp1978@hotmail.com disse:

    OLA BOM DIA , ESTOU COM UMA DUVIDA GOSTARIA DE UMA OPINIAO . ESTOU COMPRANDO UM CARRO , MAS ESTOU EM DUVIDA ENTRE UM SIENA 98 E UM HONDA CIVIC 99 QUAL E MAIS ECONOMICO E TEM O BAGAJEIRO MAS GRANDE E CONFORTAVEL POIS VIAJO MUITO A TRABALHO E PRECISO DE ESPAÇO . OBGDO DESDE JA AGUARDO RESPOSTA .

  28. Comprei um agile achando que tinha um excelente carro……………descobrir que comprei um alcoolatra e barurento, pois só tenho 2.600 km rodado e já começaram o barulho interno.

  29. elizabeth mota disse:

    Roberto Nunes, diante da compra que fiz o “Agile” e me decepcionei tanto com o consumo e barulho interno……………….gostaria por gentileza que me indicasse que carro comprar com a mesma faixa de preço.
    Obrigada.

  30. Demonho disse:

    eu trabalhei como taxista em belo horizonte, e tive a chance de dirigir carros 0km da fiat, como o palio fire 1.0 2006, idea elx 1.4 2008 e siena 1.4 2009; Todos esses carros, com uma média parecidíssima de consumo, tanto o 1.0 fire como o idea 1.4 pesado faziam a mesma média, tinha dia que rendiam míseros 6km/l no alcool, e certa vez q faziam de 8 pra 9km/l no alcool. Um Fiat Idea HLX 1.8, é um carro completo, grande e com um motor que aguenta o tranco do dia-a-dia, com ou sem a.c. ele vai onde vc quiser, e com um consumo ideal para o tipo de carroceria, a manutenção de carros da fiat, é barata e muito eficiente, chega a valer a pena se comparar com outras marcas, que podem até ser menos beberronas, mas na hora de fazer uma manutenção, os 100 ou 1000 reais de economia, vão pro mecânico…Pense bem!

  31. alberison disse:

    BERO SALVADOR GOSTARIA DE SABER QUAL O CONSUMO DE UMA DOBLO ADVENTURE 1.8 NOVA 0KM COM O AR LIGADO NA CIDADE E NA ESTRADA

  32. Mateus disse:

    Olá Roberto Nunes um bom dia, estou pesquisando na intenção de comprar um carro que tenha bom bagageiro, que sirva para asfalto e estradas vicinais e que seja “econômico” pois trabalho mascateando e viajo diariamente, não tenho como comprar um zero, estou analisando entre siena1.4, strada working cabine dupla 1.4, e o palio weekend 1.4, ambos 2009. Você pode me ajudar com sua opinião?

  33. Fabio disse:

    Olá Leitores!
    Gostaria que me ajudassem a tirar uma grande dúvida, qual a média de consumo de uma Fiat Dobló 1.4 e uma 1.8?
    Grato,

    fabiogoncalves@hotmail.com.br

  34. Eliú Ribeiro Costa disse:

    Gstaria de saber qual é o consumo do FIAT Idea 1.4, 1.6, 1.8, e por gentileza seja sinsero. Grato.

  35. O baixo consumo de combustível deve sim ser um requisito de compra de um veículo, e quem não respeita isso, afetando o seu bolso e o meio ambiente deve ser penalizado principalmente pelo consumidor, não comprando sua marca.
    Quanto à questão de alto consumo pelo pé pesado, isso é um problema de cada um e não deve ser considerado, o questão que nos importa é o consumo por problemas dos motores e regulagens das injeções eletrônicas.
    Por outro lado o maior absurdo fica com conta do Estado, principalmente SP, pois com o volume de cana que temos daria para ter um “Etanol” bem abaixo de R$ 1,00, pois ele sai das Usinas por volta de um quarto desse valor.
    Somente a COSAN, tem atualmente 27 usinas de Etanol e Açucar, mas é lógico, a maior produção não vai para o mercado interno, vai para a exportação e sua maior parte de açucar, pois é mais rentável, são donos das marcas, Dolce, Da Barra e União. Só o coitado do consumidor acha que está comprando um açucar diferente pela marca.
    Nossa realidade é o mercado te obrigando a comprar um carro “Flex” para usar apenas a gasolina. Então por favor, se não temos opção do combustível, parem de fabricar carros “Flex” e voltem para a fabricação de carros movidos apenas a gasolina. Seria menos humilhante para os consumidores que são enganados ou ainda acham que tem opção de combustível.

  36. Eric disse:

    Para quem quer economia vá de Mille, pra quem quer um carro vá de toyota ou nissan, o resto é carroça!!!1

  37. heli disse:

    gostaria de saber o consumo de gasolina do chevolet cobalt

  38. Ivan Cleber da Silva disse:

    Tenho um Siena Tetrafuel 1.4,com gas e economico,mas com gasolina gasta muito,pela 3a vez troquei a boia de combustivel em 40000 km rodados,a FIAT nunca dignou-se a sanar o problema.

    • Mande um Eletricista Fazer um Sistema de Aterramento mais Reforçado na bomba, verifique se a bomba esta desligando por completa quando é acionado o gaz se não está dando contato na bomba tipo vazando corrente para a bomba e também as vezes vc está andando com o tanque muito vazio devido ao seu kit gaz natural e procure optar por uma bomba flex ok

  39. Marcelo disse:

    Não consigo entender, antigamente andavamos de fusca 1200 e tinhamos o prazer em dizer que ele reguladinho fazia 13 km/litro, que mantira brava o fusca não anda nada e ainda gasta a reviria.

  40. antonio disse:

    nao é os carros nem a tecnologia. O problema e gasolina Brasileira, que ja vem com sua exagerada porçao de alcool, e os donos de postos ainda metem muito mais alcool na gasolina, as vezes ela fica 50/50. ou ate mais. isso e que é um absurdo.

  41. carlos disse:

    Ola galera…
    Eu ja tive vários carros e varios tipos de motor, hj eu possuo um siena 2010 1.0 c/ 75 vc e nunca vi tanta economia 12 a 12.5 km/l na cidade e 16 a 18 na estrada vai depender da velocidade pois já fiz 60 km entre 90 a 100 e tive 19km/l

  42. Juliano disse:

    tenho gol gv 2012 1.0, media na cidade 13~14km/l, gasolina e na estrada fiz media trajeto Curiitba para Blumenau, 20,56km/l….ja no pé do meu irmao na cidade nao passo de 9km/l…

  43. Fred. disse:

    Comprei um Voyage flex 1.0 e acho o cosumo alto para um carro mil. Na cidade faz com alcool em torno de 7,5 km/l e na gasolina (cidade) +- entre 9 e 10km/l , não sou de esticar a marcha e dar arrancadas, quando vejo que o sinal vai fechar logo a frente solto o carro na inércia.
    Já abasteci em vários postos , coloquei alcool e gasolina aditivados e não mudou nada , apenas o km ficou + caro. Levei o carro na concessionaria , colocaram o aparelho para rastrear algo de errado no consumo e só indicou que o vidro do passageiro falhava intermitente.
    Para comparação tenho um Monza 2.0 alcool faz na cidade 5,5 km/l e no GNV com cilindro 7,5 m ( para enche-lo não passa de 11 reais, pois a pressão da bomba do posto não consegue os 7,5m) faço em torno de 81km na cidade ou seja 13 centavos o km para um carro 2.0 pesado e carburado, e o meu Voyage 1.0(fraco) injeção eletrônica deixa o km em 22 centavos.
    Se compramos um carro 1.0 é para termos economia ou as montadoras pensão que gostamos de andar devagar.

  44. gilnei barcelos disse:

    Pessoal,tenho um honda civic ex manual 1998,já fiz tudo que é tipo
    de média e ele sempre faz 11,5 na cidade e 18,5 na estrada com o piloto automatico,este carro até agora só me deu alegrias em materia de consumo, conforto e paguei 14.000,00 por ele ,muito mais barato
    que uninho ,golzinho,palhiozinho e outros zinho por aí.

  45. carlos jorge disse:

    o consumo depende do motorista, a situação do transito, e o estado de conservação do veículo, e o combustível usado. Em suma , depende do dono ou a dona do veículo.

  46. Gemeson disse:

    Roberto Nunes,

    Estou interessado num sedan e tenho dúvida entre os modelos Voyage 1.6, Siena 1.4, Corsa Maxx 1.4, Prisma 1.4 e Polo 1.6 (completos). Pelo seu conhecimento, qual o melhor conjunto, custo benefício e conforto? gostaria que levasse em consideração que dentre esses, os meus olhos puxam mais para o voyage, mas me disseram que é um carro que apresenta defeitos, barulhos, no modelo 1.0, será que o modelo 1.6 seria diferente? consegue me ajudar?

  47. tata disse:

    Doblo 1.8 Adventure . Consumo médio: 6.5 a gasolina . Mas pensa . . .
    é um carrão . To muito satisfeito . Pense , se vc quer ter mulher bonita e não der dinheiro pra ela , vai pegar só trubufu é o mesmo com carro. Quase todos carros de ponta bebe um pouquinho mais. Analise: conforto, praticidade, charme,status.

  48. genivaldo araujo brito disse:

    o prisma é um carro economico quanto ele faz por litro, comprei um e acho que anda muito pouco e o ar condicionado nao da conta. para um motor com 97 cavalos deveria ser mais rapido é uma lesma. essa cavalaiada ta toda é doente

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