IPI deve manter vendas de veículos em 2009

Publicado: 3 de julho de 2009 em Automotivo, Mercado
Tags:

GM

Depois de um período de 20 dias de férias, volto ao batente bem renovado. Nestes dias, fiquei em Salvador e procurei organizar algumas pendências que não conseguir resolver ao longo do primeiro semestre de 2009. E, com tempo livre, é hora de colocar a cabeça em ordem, a fim de enfrentar os próximos seis meses deste ano.

O início de 2009, segundo balanço da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), foi o segundo melhor período da história da indústria automotiva brasileira. As vendas de veículos – automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários – caíram quase 6,3% no primeiro semestre de 2009, ao ser comparado com igual período de 2008. Em volumes, caíram de 2.408.475 para 2.257.290 unidades.

No mês de junho, foram vendidos 441,9 mil veículos, o que correspondeu a um crescimento de 13,7% diante do volume comercializado em maio (388,5 mil unidades). O benefício da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi uma das molas-mestra para alavancar as vendas de veículos novos, em pleno período de crise dos fabricantes, em especial das três grandes General Motors, Chrysler e Ford nos Estados Unidos, e da diminuição de crédito na indústria nacional.

Em Salvador, por exemplo, a média de vendas de veículos novos fica entre 7 mil e 8 mil unidades por mês. No primeiro semestre, a Toyota ganhou mais um ponto de vendas na capital baiana, a concessionária Terra Forte. Em agosto, a Renault terá também outra revenda, que será instalada na região de revendas de veículos na Avenida Paralela. O Grupo Danton/Peugeot sempre viu com bons olhos a abertura de um ponto de vendas de veículos em Lauro de Freitas. Porém, ainda faltam alguns ajustes para a concretização do sonho de uma nova concessionária da marca na Bahia.

A MG Veículos, que representa as marcas Mahindra, SsangYong e Chana, também quer crescer. Além das revendas em Salvador e Vitória da Conquista, tem planos ousados para abrir um ponto de vendas em Barreiras.

comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s