Rastreador traz segurança para veículo e dono

Publicado: 29 de julho de 2009 em Automotivo
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“Quem tem um não tem nenhum”. O provérbio se encaixa direitinho para quem possui carros compactos – como Gol, Palio e Mille, por exemplo –, picapes e utilitários esportivos, modelos mais visados em roubos e assaltos em Salvador. Além da contratação do seguro do veículo, uma legião de donos de carros vem reforçando a segurança instalando dispositivos antifurto e até equipamentos mais sofisticados, como os de monitoramento e bloqueio do veículo por satélite.

Exemplo disso é o comerciante Maurício Lordelo, dono de um Troller T4 2009. Assim que comprou o seu primeiro T4, em 2006, Lordelo fez uma pesquisa rápida e instalou o mais moderno sistema de rastreamento e bloqueio por satélite no seu veículo.

“A intenção é a de proteger o veículo. Em caso de uma situação de sequestro-relâmpago, por exemplo, a central de monitoramento vai estar acompanhando o carro, podendo bloqueá-lo no momento mais adequado”, esclarece. Lordelo explica que as empresas de seguro indicam para os donos de picapes e utilitários esportivos um pacote que inclui, também, o serviço de rastreamento com bloqueio do veículo – o custo médio, nesse caso, é de R$ 100 por mês.

Este ano, as montadoras de veículos conseguiram derrubar a obrigatoriedade de instalação de equipamentos rastreadores acoplados a bloqueadores nos veículos saídos de fábrica, como previa a Resolução 245/07 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A medida poderia serviria para coibir o crescimento do furto e do roubo de veículos em todo o Brasil – na capital baiana, por exemplo, foram furtados e roubados 2.051 veículos no primeiro semestre de 2009, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Por conta disso, a oferta de empresas de monitoramento de veículos via satélite – Global tech, Sascar, Graber, Lojack, Traker Monitor Plus, Teletrim, Prima Sat, Guarone, entre outras – tem crescido.

Geralmente, esclarece Inalvaro Soares, consultor em seguro de auto, o serviço de rastreamento com bloqueio do veículo tem sido ofertado em regime de comodato (empréstimo) nos contratos de seguro. “Um serviço mais completo inclui o aparelho de GPS (Sistema Posicionamento Global) ao rastreador e existe também em forma de computador de bordo. Isso depende do veículo”, diz.

Na Europa, alguns modelos de marcas premium já saem de fábrica com aparelho de GPS, acoplado ao painel, e de rastreamento com bloqueio do veículo, deixando a opção para o dono contratar ou não o serviço de monitoramento.

Em Salvador, Gol, Palio e Uno Mille encabeçam a lista dos veículos mais roubados e furtados. Por conta disso, há opções de dispositivos de segurança mais baratos. Os mais usados são as travas de câmbio e os alarmes com trava das portas vendidos em lojas e revendas de veículos.

* Parte de matéria publicada no caderno Motor do Jornal A Tarde

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