Sem paciência no trânsito

Publicado: 20 de novembro de 2009 em Opinião

Tem dias que você acorda sem paciência com o trânsito e, em especial, com as pequenas infrações cometidas pelos motoristas. Esta semana, deparei-me com um condutor trafegando pela contramão em uma via residencial e com pelo menos cinco escolas. Parei o carro, olhei firmemente e dei passagem para o infrator.

Infelizmente, boa parte dos motoristas brasileiros insiste em dar uma “roubadinha” no trânsito. É a lei de levar vantagem em tudo. Não importa o que eles estejam fazendo. O trânsito é um reflexo do comportamento social de um povo e de seus cidadãos.

Na maioria das vezes, o brasileiro, principalmente o que tem condições financeiras de viajar para o exterior, é exemplar e cumpre em Paris (França) ou em Londres (Inglaterra), por exemplo, regras como atravessar na faixa de pedestres, não pisar na grama e, quando aluga um veículo, para em sinaleiras e, pasmem, dá até a preferência para o pedestre.

Ao chegar no Brasil, esquece todas as regras de civilidade. Buzina excessivamente, fura sinal vermelho e nunca dá a preferência para o pedestre. E o que é que deve passar pela cabeça de um cidadão desta estirpe? Acredito que é, no mínimo, um mal educado, uma pessoa que não respeita o direito alheio e, como consequência, nem percebe que está desrespeitando a si próprio.

Se age assim na frente dos filhos, piora ainda mais a situação. Perpetua o seu desrepeito pelo próximo e aí nem pode exigir respeito, companheirismo e ações educados do seu herdeiro. É uma pessoa sem princípios de cidadania.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s