Indústria automotiva solta rojões

Publicado: 26 de novembro de 2009 em Sem categoria

O Voýage é derivado do Gol, modelo mais vendido no Brasil


Depois da tempestade vem a bonança. Esta máxima nem cai bem para a indústria automotiva brasileira. Sem sofrer com a crise, já que o governo se antecipou no início deste ano e deu benefícios para a compra de veículos no Brasil, representantes das montadoras instaladas no País devem estar soltando rojões com a determinação dos incentivos para a venda de carros “verdes”, incluindo os equipados com motor flex.

Com isso, os carros flex ou a álcool permanecem até o dia 31 de março de 2010 com alíquotas menores do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). No início do ano, o benefício atingiu apenas os carros com motor até dois litros. Dessa vez, o governo ampliou e inclui, também, o setor de transporte, que já estava se beneficiando com um plano de crédito para estimular a comercialização de ônibus, caminhões e máquinas agrícolas.

Na minha opinião, o “congelamento” do IPI em 3% para os carros flex beneficia diretamente o consumidor e, lógico, as montadoras de veículos. Neste mês de novembro, muita gente me procurou para perguntar se valeria a pena comprar um veículo com o IPI reduzido em dezembro ou os produzidos a partir de janeiro, para ter um carro modelo 2010/2010 e mais valorizado. Agora, tanto faz, né? O que vale é o maior desconto do carro zero.

Para mim, o papai noel chegou mais cedo – com o anúncio do corte de IPI dos carros flex até março de 2010 – para os consumidor brasileiro e para a indústria de veículos, que tem comemorado, mês a mês, o recorde de vendas de carros no País. Na prática, o governo vai abrir mão de cerca de R$ 1,3 bilhão de impostos. Por outro lado, garante o aquecimento do setor produtivo, estimula a contratação de mão de obra temporária de fim de ano e as vendas nas concessionárias em todo o Brasil.

Se tudo correr bem, são mais 400 mil carros comercializados, de acordo com a previsão da Anfavea. Com isso, o ano de 2009 deve atingir a marca dos 3 milhões de unidades comercializados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s