Ford e Volks saem na frente em 2010

Publicado: 2 de fevereiro de 2010 em Carros, Lançamento, Opinião

O calendário 2010 de lançamentos no Brasil começou hoje com a apresentação do Ford EcoSport, modelo 2011, e amanhã com a avant première mundial da picape média Amarok, da Volkswagen. Por sinal, as duas fabricantes são as que mais comemoram o ano de 2009 no Brasil.

No ano passado, a Ford e a Volkswagen foram as que mais cresceram no mercado brasileiro, registrando 304.024 unidades e 595.424 veículos emplacados – 16,9% e 17% a mais em relação ao ano de 2008, respectivamente.

A Volks, que almeja a liderança mundial para o ano de 2015 ou, no máximo, em 2016 – já é a campeã de vendas de carros de passeio no Brasil. E a Ford pode até ainda ter um reduzido portfólio de modelos a oferecer no Brasil, mas tem comemorado os bons resultados de 2009. Na lista do top 10, a VW emplacou o imbatível Gol, com 303.051 carros vendidos, e o Fox/Cross Fox (138.010). Já a Ford ficou com o Fiesta, com 73.017 unidades vendidas, na nona posição.

O que mais impressiona é que são duas posições antagônicas. A Volkswagen realmente fez investidas fortes no mercado nacional, com a reestilização de pelo menos três modelos (Saveiro, Fox e Cross Fox), além de melhorias e ofertas de equipamentos, como câmbio automatizado I-Motion, para a sua linha de veículos compactos no País. A Ford, por outro lado, teve um ano com poucas novidades, mas fez inúmeras promoções dos seus veículos, conseguindo atrair o consumidor para dentro de suas revendas.

O jipinho EcoSport ganhou melhorias visuais e no seu acabamento à altura das suas vendas no Brasil. Em 2009, o modelo da Ford conseguiu mais uma vez a liderança, com 43.577 unidades, atrás do Tucson (28.871) e da Pajero (14.910). Hoje, ainda está sem concorrente no segmento dos utilitários esportivos compactos.

Agora, a grande expectativa é a chegada da picape média Amarok, que vem equipada com câmbio manual de seis marchas e motor 2.0 turbodiesel de 163 cv de potência e torque de 40,8 kgfm. No mundo da S10, Hilux, L200 e da Ranger, a Amarok deve fazer barulho, por contar com vasta rede de revendas em todo o Brasil e todo o peso do nome Volkswagen.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s