Frota de veículos cresce e engarrafamento também

Publicado: 16 de abril de 2011 em Carros

Ag. A TARDE

O Brasil está em pleno crescimento. Levantamento feito pelo Sindipeças indica que, com estimativa de crescimento médio de 7,4% ao ano a partir de 2011, a frota brasileira circulante de veículos será superior a 46,5 milhões de unidades em 2015. Por outro lado, a frota de motocicletas será superior a 15,5 milhões, com crescimento estimado de 10% ao ano.

O grande reflexo das vendas em expansão de veículos (carros, comerciais leves, ônibus e caminhôes) é o aumento dos problemas nas cidades, evidenciando a falta de infraestrutura no País.

Em Salvador e em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, os engarrafamentos já são uma rotina. Para o carioca e, especialmente, para o motorista paulistano, a situação já é quase caótica. Não há mais horário de pico de trânsito. O que mais se vê é rua engarrafada a qualquer hora do dia e com circulação média dos carros abaixo de 20 km/hora.

No Brasil, há um carro para cada seis habitantes. O fenômeno do poder de compra do brasileiro – com crédito fácil para a aquisição do veículo zero ou seminovo – tem ajudado e muito para o crescimento da frota de veículos.

A frota brasileira aumentou em 61,3% em uma década, atingindo 32,4 milhões de veículos em 2010. Já a população aumentou 12,3%, para 190,7 milhões de pessoas. Num cálculo direto, há 5,9 habitantes por veículo (automóveis e comerciais leves, caminhões e ônibus). Em 2000, era de 8,4 habitantes por veículo.

Apenas cinco Estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul) concentram 70% dos veículos que rodam pelo território nacional. Porém, já se vê uma diluíção maior nas vendas de veículos no Brasil. Cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste surpreendem pela rapidez do crescimento da frota de carros novos.

Leia mais no www.autosemotos.com

comentários
  1. Fernanda disse:

    Beto,
    Seu Blog está LINDO!! Sucessso!!

    Beijos, Fernanda Souto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s