Na contramão no Reino Unido

Publicado: 25 de agosto de 2011 em Sem categoria

A experiência de dirigir pela primeira vez um veículo no Reino Unido (com mão-inglesa) é inusitada. A adrenalina subiu às alturas com conversões invertidas, trânsito ao contrário e rotatórias com sentido horário. A cabeça deu um giro de 180 graus e ocorreu um verdadeiro “nó” em todas as normas e regras
de trânsito.

A sensação de contramão ficou na minha cabeça e nem dava para relaxar e achar que já havia incorporado as regras do “trânsito inglês”. Nos primeiros 15 minutos, olhei apenas para a estrada e os espelhos retrovisores ficaram em segundo plano.

Em seguida, percebi logo que teria que “reaprender” tudo para conseguir enfrentar os quase 200 km em dois dias de teste drive do Land Rover Evoque, entre Anglesey, no País de Gales, e
Liverpool, na Inglaterra (Reino Unido).

Ainda bem que o luxo e o conforto, especialmente da transmissão automática, estavam presentes no Evoque. Assim, acreditei que seria mais simples encarar a mão- -inglesa. Porém, sabia que em algum momento poderia cometer alguma “barbeiragem”. E não durou muito para meu colega (Olavo Morais) avisar que estava quase subindo o passeio. Em uma estrada sinuosa e com muitas áreas urbanas, procurei ter cuidado e, inicialmente, rodei abaixo dos 80 km/h.
Nas estradas do Reino Unido, os motoristas estacionam seus veículos no acostamento. Isso foi mais um complicador para fazer as ultrapassagens. Por três vezes, quase subi o passeio, raspando o pneu esquerdo e, imediatamente, puxando o Evoque mais para a direita, sem me descuidar do trânsito que vinha em minha direção pelo lado direito – na verdadeira mão-inglesa.
A pior parte ainda estava por vir. Depois de um passeio pelo centro de Liverpool, errei uma rua e entrei pela contramão na rotatória, deparando-me com um carro e um caminhão. Rapidamente, dei uma ré e voltei ao “eixo do trânsito” para chegar à fábrica de Halewood, nos arredores de Liverpool.

comentários
  1. It’s in reality a nice and useful piece of information. I am satisfied that you shared this helpful information with us. Please keep us up to date like this. Thank you for sharing.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s