Novos hatchs chegam em 2012

Publicado: 3 de janeiro de 2012 em Automotivo, Carros

O Brasil é um país de jovens. E deve ser por isso que a indústria automotiva nacional concentrou um bom número de lançamentos de modelos hatch para o ano de 2012. Com design mais jovial, os hatchs – digamos assim – unem o útil ao agradável. Oferecem espaço necessário e desempenho no tamanho certo para quem gosta de esportividade.

Este ano, a Ford já lançou o moderno New Fiesta hatch, com motor Sigma 1.6 16V Flex, de 115 cavalos (etanol). De série, ar-condicionado, trio elétrico, som com MP3, piloto automático, volante multifuncional e rodas de liga leve. De quebra, oferece como opcional o sistema multimídia Sync, produzido pela Microsoft, na versão em português (o sistema segue comandos de voz em nossa língua).

Na linha dos hatchs compactos, as marcas orientais reservam as grandes novidades, como o Toyota Etios e o Hyundai HB, que serão produzidos nas novas fábricas de Sorocaba e Piracicaba, respectivamente. A Toyota ainda nem confirmou o nome Etios, mas o hatch vem com duplo airbag e freios ABS de série. Já a sul-coreana Hyundai inaugura sua “fase brasileira” com o projeto HB, com as opções de motor 1.0, de três cilindros, e o 1.6 16V, ambos flex.

A Chevrolet, por outro lado, aposta na renovação do portfólio de veículos comercializados no Brasil. A fabricante já encerrou a produção do Astra e do Vectra GT para a chegada dos novos hatchs Cruze e Sonic. O Cruze, por exemplo, vem equipado com o motor 1.8 16V Ecotec, de 144 cavalos (abastecido com etanol), e câmbio manual ou automático. É o retorno da esportividade da Chevrolet ao País.

Elogiadas pelo bom gosto no design, as marcas francesas reservam bons capítulos para o segmento dos hatchs médios no País. A Peugeot, por exemplo, vai investir forte no novíssimo 308, que será produzido na Argentina. O modelo será apresentado com três motorizações – 1.6 16V, 2.0 16V (143 cv) e o turbinado 1.6 THP de 163 cavalos de potência – para deleite dos brasileiros.
O C3 brasileiro vai ganhar novos contornos na carroceria e melhorias no interior para não ficar tão atrasado em relação ao modelo europeu. Semelhante ao 308, o hatch da Citroën pode chegar no finalzinho de 2012 ou logo no início de 2013. Assim, as fabricantes francesas se “armam” contra os concorrentes, especialmente os asiáticos, que possuem mais sede no mercado brasileiro.

* Matéria publicada no Jornal A TARDE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s