Sem a JAC, o Nordeste perde

Publicado: 30 de julho de 2012 em Automotivo

O anúncio do empresário Sérgio Habib de que a JAC Motors suspendeu a fábrica em Camaçari tem naturalmente dois lados. O ruim neste momento é colocar em dúvida o investimento de R$ 600 milhões para a instalação da segunda fábrica na Bahia, que já possui a mais moderna unidade da Ford no Brasil. Por outro lado, a suspensão da fábrica baiana da chinesa JAC mostra o poder de pressão das empresas do setor automotivo em relação as medidas de aumento do IPI para carros importados no País.

Na prática, é pressionar para tentar reverter o que vem sendo o grande impedimento para o crescimento das vendas dos modelos importados no Brasil. Para a JAC e outras fabricantes que anunciaram investimentos para a construção de fábricas o aumento de 30 pontos percentuais no IPI para carros importados só tem piorado com a conjuntura econômica, com as constantes altas do dólar em relaçao ao real.

Modelos da JAC estão tendo péssimos desempenhos, a exemplo do sedã J5 e da minivan J6. Mesmo com preços promocionais, não conseguem competir com os rivais feitos no Brasil. Sem clientes nas revendas, ninguém segura empregos nem tampouco querem, de fato, manter investimentos no País.

Sem a JAC Motors, não há crescimento na cadeia automotiva. Sem a JAC Motors, não há descentralização das decisões no Brasil. Sem a JAC Motors, não há investimentos nem tampouco geração de empregos e desenvolvimento no Nordeste do Brasil. Sem a JAC Motors, o Nordeste perde ainda mais, já que recentemente o estado de Pernambuco perdeu a luta por uma fábrica da Volkswagen, transformando em aumento da capacidade produtiva em unidades já existentes no Brasil. Sem a JAC Motors, perde a Bahia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s