Rússia, emergente que mais cresce

Publicado: 29 de junho de 2013 em Automotivo

FocusRússia2

A China é um país único. Em 2012, bateu mais um recorde de vendas, com a marca de 16.366.255 carros comercializados, crescimento de 7,4% ante o ano anterior. Os Estados Unidos e o Japão estão em segundo e terceiro lugares. Nada surpreende em um país com dimensões de um continente e que tem uma população de 1,3 bilhão de habitantes.

Isto indica que o eixo econômico mudou, e os países emergentes, especialmente os do bloco BRIC, formado por Brasil, Rússia, Índia e China, estão com as cartas nas mãos.

O Brasil é atualmente a quarta força no ranking automotivo mundial, com 3.644.639 unidades comercializadas em 2012. Já a Índia e a Rússia registraram vendas de 3.093.649 unidades (10,4%) e 2.935.226 unidades (10,6%), respectivamente, no ano passado. Ficam atrás apenas da Alemanha, com 3.298.413 unidades (-3,1%). De todos os emergentes, a Rússia é a que mais cresce.

A queda das vendas de veículos nos países europeus tem reforçado a seguinte tese: quem deseja se estabilizar deve, urgentemente, fazer fortes investimentos nos países emergentes.

Esta semana, a Ford anunciou a produção do seu milionésimo veículo na Rússia. O carro é um Focus. A marca americana chegou em 1907 na Rússia, ficou por um período sem fábrica e retornou em meados dos anos 90 ao país. Este marco de produção é histórico para a Ford, que em 2002 inaugurou uma fábrica para produção de veículos na Rússia. O Focus foi produzido na fábrica em São Petersburgo e faz parte dos 600 mil Focus adquiridos pelos consumidores russos.

Hoje, a Rússia é um dos mercados mais importantes para a Ford na região. Em 2012, suas vendas no país cresceram 11%, somando mais de 130.000 unidades. Além do Focus, o mercado russo tem também modelos como o Kuga, o Explorer e a Transit, que têm contribuído para o crescimento da marca na Rússia. No ano passado, as vendas do Kuga cresceram 45%, as do Explorer triplicaram e as da Transit aumentaram 56%. Desde 2003, o Focus é o líder de vendas entre os veículos de marcas estrangeiras e tornou-se a referência da indústria em segurança, qualidade e design.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s