Opala celebra 40 anos no Brasil

Publicado: 27 de fevereiro de 2008 em Sem categoria

opala-vermelho.jpg 

O consagrado Opala comemora 40 anos do início de sua produção no Brasil. E ainda hoje empolga os mais velhos e muitos jovens que procuram um veículo com mecânica robusta e visual vintage.

Para quem cresceu no período pós-Opala, como o jornalista paulista Marcos Camargo Jr., 23, o veículo é um ícone da indústria brasileira, por oferecer conforto, confiabilidade e esportividade. O modelo foi o primeiro carro nacional da Chevrolet e, durante o seu auge,  transportou presidentes do Brasil – até o Lula já teve um Opala – e inúmeras celebridades. A legião de fãs do Opala – entre 1968 e 1992 foram produzidas cerca de 1 milhão de unidades da versão sedã e da perua Caravan, segundo a Chevrolet do Brasil – cresce a cada ano.

    opala-prima.jpg

Fotos: Arquivo pessoal 

No relato sobre o seu Opala, versão Comodoro 1979, Marcos conta como devolveu as linhas originais ao seu possante:
– O carro é uma versão incomum do Comodoro, já que é simples, sem teto de vinil, ar condicionado ou direção hidráulica. Não tem sequer conta-giros e o motor é o 4cc com câmbio de quatro marchas. Ainda assim é original, conforme consta no chassi e no documento dele.

– Ocorre que em 1977 a GM tirou os itens de série do Comodoro que eram o meio teto, a direção, o ar, etc, e passou tudo para a linha de opcionais. O meu carro é também o último ano com este acabamento e com as famosas lanternas redondas na trasira. Em 1980 já ficaria mais atualizado e “quadrado” com as amplas lentes de farol e lanterna.

– Primeiro mexi no motor, fiz carburação, freios, revisamos tudo. Depois passei à suspensão que foi trocada quase completamente. O carro tinha molas cortadas e já bem gastas e amortecedores no final da vida útil.

opala-geral-diant2.jpg     opala-interior-painel.jpg  Antes

opala-1.jpg      opala-de-novo-1.jpg    Depois

– Depois disso foi a vez da grande reforma, uma verdadeira saga. O carro foi completamente desmontado e o motor, retirado. Recomeçamos do zero. Retiramos as velhas camadas de tinta e de serviços mal executados de funilaria até deixar o carro “na lata”.

Fiz todo o trabalho de recuperação peça por peça. Tivemos que trocar apenas as caixa de ar e as folhas da porta, mas não foi difícil encontrar nenhuma das peças. A cor é original dele, verde Olinda.
 
Em uma conserva sobre a sua paixão, o Opaleiro conta como encontrou a sua pérola:

 marcos-e-opala.jpg
AutoBrasil – Este é o primeiro veículo antigo de sua vida?
Marcos Camargo Jr. – Não. O primeiro antigo foi um Landau, que comprei em 2001 um pouco antes de completar 18 anos. Juntei o dinheiro vendendo miniaturas de carros nas feiras de veículos antigos. Assim, tinha oportunidade de ver as raridades expostas e juntar dinheiro (eu era officeboy nesta época). Fiquei com o carro por dois anos, mas eu não tinha outro veículo e tive que vendê-lo.
AutoBrasil – Você contou que o Opala chegou em um dia de chuva…Você lembra o dia da tarde chuvosa?
Marcos Camargo Jr. – Era abril de 2006, mas não lembro exatamente a data.
AutoBrasil – A restauração durou quantos meses?
Marcos Camargo Jr. – Eu andei pouco com o carro a partir da compra. Ele ficou parado durante 11 meses.
AutoBrasil – Você faz parte do Clube do Opala em São Paulo?
Marcos Camargo Jr. – Não faço parte dos clubes, mas admiro essa iniciativa. Como eles se reúnem nos encontros e em fóruns da internet – o que exige certo tempo e dedicação – eu ainda não tive como me filiar ou acompanhar o Clube. 
AutoBrasil – É o seu carro do dia-a-dia.

Marcos Camargo Jr. – Não. Meu carro do dia-a-dia é um Prisma. Os carros grandes são inadequados para o uso diário e não são os mais indicados, já que poluem muito.
 

comentários
  1. fabiana disse:

    ola! me chamo fabiana, e me interessei pelo site d vcs, queria muito saber se vc s teriam miniaturas de carro lindo opala?
    fico no aguarde de uma resposta
    grata;

    • Alexandre disse:

      Ola’ Fabiana, no mercadolivre.com.br vc encontrara miniaturas diversas de opala e caravan tem feito em resina, papel, etc.. muito interessante!
      Eu comprei uma pois tenho uma caravan vc manda a foto do seu carrao e eles fazem identicas muito bem feita por sinal.
      Espero ter ajudado vc.
      Abracos!!!

  2. caio disse:

    nossa eu adoro opala mais eu 12 anos de idade nao da pra ter um sou pequeno de + quando eu quescer eu vou ter um se Deus quiser

  3. samuel disse:

    parabens!!!!!!!! super CARRO……

Deixe um comentário